09 agosto, 2012

Sessão Clara Claridade Nunes

Clara Nunes, Adoniran Barbosa....e Eu...
 

No inicio da década de 80, não me lembro efetivamente à data, aniversário de Adoniran Barbosa que seria comemorado na Rua 13 de maio, Bixiga, principado de Adoniran em Sampa, com um Show com vários Artistas, incluindo Clara Nunes.

Época da Música Torresmo à milanesa que ele Cantava com a Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro.


Era jovem “ mais “ e não Sabia ainda andar na minha Corte. Meu irmão “ acho até por sacanagem “ ensinou-me a chegar à Avenida 23 de maio.

Fomos, Eu e minha Amiga Raquel “ companheira de Shows e copos “ e chegamos com 10 dias de atraso.

Para quem Conhece Sampa, é uma boa caminhada, mas, à vontade de ver Clara Nunes era maior que qualquer caminhada.


Chegamos e encontramos uma vizinha com o marido, a Jornalista Ortiz “ gente boníssima “ e eles estavam no palco junto da Imprensa. Trocamos tchauzinhos e bora pro Show.


E nem na metade dele, começa chover. Não tinha como continuar, porque era bem num coreto, na praça. Como não tinha jeito, antecipou a participação do aniversariante, Clementina e Carlinhos e acabou.

Volto triste no mundo, porque não vi Clara.


Dia seguinte, na minha rua, vem Ortiz e pergunta aonde fomos parar, que eles nos procuraram e não nos viram e que iam levar a gente para jantar com os Artistas.

Petrifiquei... aí perguntei se Clara Nunes estava nesse jantar e ela respondeu: do meu lado na mesa...

Pensem numa raiva?!?

Visualizem: Eu jantando do lado de Clara?!?


Bem que, passado um tempo, achei bom. Não sei se foi uma auto desculpa, mas, melhor assim.


Sempre digo: Falo “ e quando e na hora que quiser “ da Artista Clara Nunes, que ajudei com todos os Fãs a ela chegar aonde chegou.

Da mulher Clara Francisca, nunca falei, não falo e nem me interessa.


Eu e San (Santelmo Camilo) já falamos muito sobre biografias e Vida pessoal dos Artistas que amamos e, até, idolatramos.

Até que ponto interessa para a gente o que eles comem, bebem, se dormem de pijama de bolinha ou listinha.

Tem coisas que é bom nem saber “ e nem imaginar.

San chora sempre que assiste Elis Regina cantando e chorando a Música Atrás da Porta, época que ela estava se separando de César Camargo Mariano, e coloca toda a emoção/tristeza para fora. Ele me deu o DVD e sempre que vinha em casa, assistíamos e passei ate a chorar também, de tanto vê-lo.

Um belo dia, assistindo o Por toda a Minha Vida, passa uma cena que o empresário chama Elis para se apresentar e ela pergunta: Com ou sem choro?

Nem deu tempo de pensar no San e ele me liga:

Flor “ como ele me chama “ você viu isso???

Ou seja, se é mentira, Elis não está mais aqui para contar sua versão “ isso acontece tanto com Clara “ e se foi verdade, San e depois Eu, perdemos muitas lágrimas à toa. E, sendo uma ou outra, a dúvida está lançada.


Sobre biografia, a única que adorei ler e tenho como Livro de cabeceira, é a de Charlie Chaplin, que depois tornou um Filme com Robert Downey, Jr.

Para mim, serve até como livro de auto ajuda. Charlie Spencer Chaplin e Walt Elias Disney são exemplos/modelos de Vida para mim.


E, a confirmação final que foi muito bom Eu não ter jantado com ela, foi num dia que subi a Serra do Mar “ morava então em Praia Grande, Litoral e vinha para Sampa - quando parei para tomar café “ era cedinho “ e encontro um Artista que morava em Santos também tomando café.

Crianças deu nojo. O cara era um ogro. Comia de uma forma que parecia que a comida estava com pressa.

Do tipo Eu vi sua comida e sua comida está me vendo.... até enfiar o dedo na boca para empurrar a comida ele fez.

Eu estava indo em sua direção, porque o conhecia, e desviei.

Não vou citar nome porque ele não está mais aqui para dar a versão dele.

Ele comendo “ ou algo parecido “ e Eu só pensava: ainda bem que não jantei com ela... pensou ela fazer qualquer gesto que a torna-se humana aos meus olhos? E pior, ogra... não tem paixão que Resista.


Aos estúpidos de plantão, não estou dizendo que Clara comia errado ou coisa pior. Só imaginei e agradeci de manter ela no imaginário.

Para mim, Clara não dormia. Era desligada. Só imagino Clara Linda, bem vestida, pintada, deslumbrante. Jamais de bobs.

Isso estremece uma relação.

Porque namoros dão certo e casamentos não?

Porque quando você namora você se arruma, se enfeita, e sempre está seduzindo. Depois que casa, vacila.

Até porque, ninguém dá minhoca para o peixe depois de pescado.

Show do Adoniran Barbosa de 1980!!! Participação de Clementina de Jesus e Quarteto Talismã.

http://www.youtube.com/watch?v=9BlN4x7Z8EE
Elis Regina  Atrás da porta


http://www.youtube.com/watch?v=35FPZR24djg

Ainda sobre Clara e Adoniran:

Tinha o museu Adoniran Barbosa no centro de Sampa.

Tinha um pôster enorme de CN, Adoniran e Clementina com dedicatória e assinatura de Clarinha.

Na época que trabalhei próximo, todos os dias na hora do almoço passava por lá para vê-lo. Foram uns 18 meses.

Fã de Clara tem juízo? Tem noção? Tem limite?


Abrigo de Vagabundo
" Já em 1979, outras estrelas da MPB gravaram composições de Adoniran.
Em seu disco Esperança, lançado pela EMI-Odeon, a mineira Clara Nunes fazia uma bela releitura de Abrigo de Vagabundo.

Abrigo De Vagabundo com Clara Nunes e Adoniran Barbosa, EMI Brazil

http://www.youtube.com/watch?v=Tkan1k721FQ


http://blogln.ning.com/profiles/blogs/adoniran-barbosa-100-anos-7

Eu: Tem noção a emoção que sinto quando ela Canta:

E, lá no alto da Mooca...

Eu nasci na Mooca...Orra meu... Amo aquele bairro charmoso que divide a Zona Leste do Centro Paulistano...do tipo que o 2ª time do coração é o Juventus.

Alias, foi no campo do Moleque Travesso que a vi pela 1ª vez. Mas, isso é outra história.

Outras histórias contarei e repassarei aqui sobre ela.

Adoro e sigo o Samba-de-enredo da Mancha Verde/SP/2006, que coloquei até na abertura de meu Jornal:

Bem Aventurados Sejam os Perseguidos por Causa da Justiça dos Homens... Pois é deles o Reino dos Céus.

(Autores: Douglinhas / Vaguinho / Jaú)

"...O mundo não vai me calar
Injustiças não vão me deter
Da cinzas se renasce para a vitória
Na adversidade se aprende a crescer..."


Se Eu não deixe o mundo me calar, imagine pessoas, como Cantou Cazuza:

Sementes mal plantadas que já nascem com caras de abortadas.


Se não gostarem, entrem no caixão e fechem a tampa, porque só atirar na BR, corremos o risco dos veículos desviarem....


bora, bora, bora....



Beijos, beijos, beijossss
 
Clara Nunes - Abrigo De Vagabundo
 
SVO: Maior Emoção ouvir Clara Claridade Nunes Cantar: e lá no alto da Mooca...
Sou da Mooca, Bello!!! Orra Meu!!!
Ainda mais a Música sendo do Genial Paulistano Adoniran Barbosa.
Duplamente Feliz/Homenageada.

Abrigo de vagabundos - Clara Nunes

Eu arranjei o meu dinheiro
Trabalhando o ano inteiro
Numa cerâmica
Fabricando potes e lá no alto da MOÓCA
Eu comprei um lindo lote dez de frente e dez de fundos
Construí minha maloca
Me disseram que sem planta
Não se pode construir
Mas quem trabalha tudo pode conseguir
João Saracura que é fiscal da Prefeitura
Foi um grande amigo, arranjou tudo pra mim
Por onde andará Joca e Matogrosso
Aqueles dois amigos
Que não quis me acompanhar
Andarão jogados na avenida São João
Ou vendo o sol quadrado na detenção
Minha maloca, a mais linda que eu já vi
Hoje está legalizada ninguém pode demolir
Minha maloca a mais deste mundo
Ofereço aos vagabundos
Que não têm onde dormir
http://letras.mus.br/clara-nunes/687012/
(Adoniran Barbosa)
 
 
 
 
Sabe o que vc é...???
*E
**S
***P
****E
...
*****C
******I
*******A
********L
Sabe o que eu sinto por vc ...???
*C
**A
***R
****I
*****N
******H
*******O
Sabe o que eu quero te dizer...???
*T
**E
*****Admiro
*******Muito
E sabe o que eu quero te desejar...???
*S
**U
***C
****E
*****S
******S
*******O
Que Deus te abençoe sempre........!!!!!
Viva Clara Claridade