25 abril, 2013

Artista cria polêmica escultura apresentando Jesus como sem teto

O escultor canadense Timothy Schmalz criou uma escultura chamada “Jesus, o sem teto”. Construída em bronze, a escultura foi criada, segundo o artista, para lembrar aos cristãos que Jesus é com todos, especialmente aqueles que são marginalizados na sociedade: os pobres e os sem-teto.
De acordo com o The Christian Post, a representação de Jesus como um sem-teto é um nítido contraste com as imagens de Cristo que os cristãos estão acostumados a ver: Maria segurando o menino Jesus, Jesus como o pastor carregando uma ovelha e Jesus na última ceia.
jesus-sem-teto-3
Schmalz afirma que houve um ponto cego de 2.000 anos no mundo da arte, que se esqueceu de criar uma representação das palavras faladas por Jesus no capítulo 25 do evangelho de Mateus. Ele disse ao The Christian Post que percebe seu trabalho como uma tradução visual do evangelho: – A tradução de uma das mais importantes mensagens de Cristo nos deu – afirmou.
A escultura mostra o corpo de Cristo, envolto em um cobertor, deitado em um banco de parque, e a única indicação de que o morador de rua é Jesus são as feridas visíveis nos seus pés. A escultura está localizada do lado de fora do Regis College, na Universidade de Toronto, em Ontário, Canadá, e tem espaço suficiente para alguém sentar-se no banco.
jesus-sem-teto
Apesar de a mensagem da escultura, de Jesus identificando-se com os mais pobres entre nós, a obra foi rejeitada por duas igrejas católicas proeminentes: a Catedral de St. Michael em Toronto e a Catedral de St. Patrick, em Nova York.
Schmalz disse que foi a essas duas igrejas, porque milhões de pessoas veem as catedrais e acreditava que eles seriam os melhores locais para apresentar o “sermão tridimensional”. Ele descreve sua obra como um sermão para proclamar que devemos ver Jesus quando vemos as pessoas mais marginalizadas em nossa comunidade.
- É assim que Jesus quer ser percebido, quando você alimentou os famintos, os nus vestidos, você fez isso comigo (Mateus 25:35-40). Estou essencialmente fazendo com a escultura o que Jesus está fez com suas palavras. – afirmou.
Outra representação artística polêmica envolvendo a imagem de Jesus foi feita pelo artista plástico Chris Bracey, 59. Batizada “Jesus Pistoleiro”, a obra é um painel onde Jesus, segundo o próprio artista, “parece um traficante mexicano”.
jesus-pistoleiro
De acordo com o Hunger TV, Bracey acredita que existe algo divino em suas peças, e por isso chamou seu estúdio de “O depósito de lixo de Deus”. Afirmando que uma das funções da arte é chocar, o artista tem também uma peça que mostra um punhal com a palavra “inferno” atravessando um coração onde se lê “Céu”. O artista está apresentando também sua nova exposição numa galeria de arte em Londres. Intitulada “I’ve Looked Up To Heaven and Been Down To Hell” (Eu olhei para o céu e esteva no inferno, em tradução livre), a mostra mistura anjos, prostitutas, caveiras e imagens de santos.
Por Dan Martins, para o Gospel+

De: Crente Bizarro (noreply@blogger.com)
Para: Sueli Vicente Ortega <cidad3@yahoo.com.br>

 
Viva Clara Claridade!!! Viva Arte / Cultura!!!