07 abril, 2013

Clara Nunes: A tal Mineira - texto do curioso: Daniel Moreno

Caçula de sete irmãos. Clara Francisca Gonçalves Pinheiro nasceu no interior de Minas Gerais,ainda pequena ficou órfã dos pais,indo mora com a irmã mais velha.Na quela época,Clara participava de aulas de catecismo na matriz da Cruzada Eucarística,onde também cantava ladainha em latim no coro da igreja. 

Jovem Mineira cresceu ouvindo cantoras:como Cármem Costa,Angela Maria e, principalmente Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira,das quais teve grande influência.Mas não demorou ate seu próprio estilo de canta.Em 1952 ainda menina vencer seu primeiro concurso de cantos,organizado pela prefeitura da pequena cidade onde nasceu,como premio ganho um vestido azul.Ainda adolescente trabalhou na mesma fabrica de tecelã na qual seu pai foi operário.
Por causa do assassinato de um namorado,cometido por seu irmão Zé Chilau em 1957,fez que Clara fosse mora com sua outra irmã Vicentina e o irmão Joaquim na capital mineira de Belo Horizontes, Clara trabalhava durante o dia como tecelã e  a noite estudava no ensino normal e, nos fins de semana participava dos ensaios do Coral Renascença,na igreja do bairro onde mora em BH.
Admirado por sua voz o violonista Jadir Ambrosino,conhecido por ter feito o hino do Cruzeiro,levou Clara com apenas 16 anos a vários programas de radio,no qual se apresentava com seu nome de batismo Clara Francisca.
No começo dos anos 60,conheceu Aurino Araújo que seria seu namorado por 10 anos,levou Clara para conhecer muitas pessoas do meio artístico,meses depois venceu a etapa mineira do concurso ''Voz de ouro ABC''.Na final nacional do concurso realizado em São Paulo ficando em terceiro lugar.
Agora como Clara Nunes começou a canta em rádios da Capital Mineira,durante 3 anos seguidos foi considerada a melhor cantora de Minas Gerais,passou a se apresentar como crooner em clubes e boates e chegou a trabalhar com então baixista Bituca,anos depois se tornaria o maior musico do Brasil Milton Nascimento.
Sua primeira apresentação na TV foi no programa da Hebe Camargo em BH.
Em 1963 Clara Nunes ganhou um programa exclusive na TV Itacolomi  chamado de ''Clara Nunes Apresenta''onde recebia cantores como Altemar Dutra e Angela Maria,nesse mesmo ano gravou seu primeiro disco,sendo a cantora mais adorada de Minas.Clara morou em BH ate 1965,quando se mudou para o Rio de Janeiro indo mora no Bairro de Copacabana,participou de muitos programas de TV Carioca,ainda no gênero de bolelo,percorreu em escolas de samba,clubes e casa noturnas do subúrbio do Rio de Janeiro.Ate se encontra numa roda de samba a convite de Cartola.
A parti dai surge o amor de Clara pelo samba,e raiz do povo brasileiro,mudando seu repertório e passando a cantar musica composta por compositores da Portela e Cartola,e amar a escola de samba de Osvaldo Cruz''Portela'',onde desfilo por muitos anos.
Os últimos anos de vida de Clara Nunes gravou em 1980 o álbum ''Brasil Mestiço'',em sua faixa a musica ''Morena de Angola''que estouro nas emissoras de rádio de todo o Pais,musica composta por Chico Buarque em sua homenagem.
''Portela na Avenida''sucesso de 1981 que contou com a participação da Velha Guarda.
Um problema em uma cirurgia de varizes,calou para sempre a voz forte da Guerreira Mineira.A trajetória foi interrompida em Março de 1983,entrou em coma,28 dias depois morre a grande voz do brasil.
O corpo de Clara Nunes foi velado na quadra da sua escola querida a Portela,onde cerca de 50 mil pessoas foram se despedir da cantora.No meio de comoção e revolta,fás não aceitavam as explicações dadas pelos médicos.Segundo o Cirurgião a cantara morreu por um choque anafilático,á falta de oxigenação cerebral  causada por um grande inchação do celebro,com reação a substâncias durante a anestesia.
O conselho de Medicina concluiu que não houve erro médico,mas admite erro medico.
Clara Nunes representou toda a alma do samba,um interprete que soube capita cada sentimento em suas canções.fonte de pesquisa:Casosinusitados,Jornal O globo,espaço Clariô,Fá Clube oficial de Clara Nunes e Wikipédia.texto do curioso:Daniel Morenoarte da capa :Luiz Carlos Guimarães
Viva Clara Claridade