25 abril, 2013

Museu Villa-Lobos convidou você para Recital do violonista italiano Andrea Bissoli


  • Aberto 28 °C / 19 °C
  • Programa:

    N. Paganini
    Sonata em Mi Maior M.S. 84 N° 16

    D. Aguado
    Rondó Brilhante Op. 2 N° 2

    H. Villa-Lobos
    Valsa Concerto N° 2
    Estudos n° 5 e 12
    Simples
    Valsa-Choro
    Preludio N° 3

    J. S. Bach
    Chacona BWV 1004

    Nascido em 1982, Andrea Bissoli começou a estudar música quando tinha 10 anos. Aos 13, fez seu primeiro concerto, interpretando os “5 Prelúdios” de Villa-Lobos, e, no mesmo ano, ganhou algumas competições para jovens músicos. Estudou com Stefano Grondona e realizou sua pós-graduação no Conservatório A. Pedrollo, sempre com honras. Foi também aluno de Alirio Diaz, Laura Mondiello, Oscar Ghiglia e Paul Galbraith.

    Recebeu menção honrosa no Prêmio Città di Parma (2002) e no Prêmio Nazionale delle Arti (2006) e foi vencedor nos seguintes concursos de violão: A.GI.MUS (2009), Prêmio Città di Voghera (2009), Prêmio Città di Arezzo (2009, 2010) e no Rocco Peruggini (2010).

    Como solista, tem se apresentado em diversas temporadas na Itália, tais como Concerti in Villa Aldovrandi-Mazzacorati (Bolonha), Umbria Estate (Assis), Festival Mario Castelnuovo-Tedesco (Treviso), L'Ora della Musica (Reggio Emilia), La Chitarra Spagnola (Ponte in Valtellina), Incontri con la Chitarra e Quartetto (Vicenza).

    Gravou a “Chacona” de Bach para "La Guitaromanie", primeiro CD publicado pelo Conservatório A. Pedrollo. Em abril de 2008, Andrea Bissoli foi convidado pela Orquestra Sinfônica da Accademia del Concerto para cinco apresentações do “Concerto de Aranjuez”.

    Em 2006, juntamente com Federica Artuso, criou o Duo Phèdre Adroit. O duo desenvolveu estudos de música barroca com Monica Huggett e Sigiswald Kuijken, e gravou uma transcrição inédita da “Passacalha” BWV 582 de Bach para a trilha sonora do documentário "Tradurre", produzido por Jolefilm. A dupla tem se apresentado em vários concertos dedicados ao repertório original para essa formação, além de transcrições históricas para dois violões. Na excecução da música do século XIX têm utilizado dois instrumentos de época do luthier Petitjean. Em 2009, organizou um programa Villa-Lobos para dois violões, realizado com transcrições inéditas, de sua autoria, de obras para piano e música de câmara.

    Seu repertório como solista inclui a obra guitarra completa de Villa-Lobos. Tem um CD dedicado integralmente à música para violão solo do compositor, que inclui a inacabada “Valsa Concerto Nº 2”, completada por Andrea, e a estreia mundial da “Valsa”, sobre a qual escreveu um artigo para a revista italiana "Il Fronimo" (especializada em violão) publicada em janeiro de 2011. Atualmente trabalha em três CDs dedicados a Villa-Lobos, que contam com a colaboração do soprano Lia Serafini, da violonista Federica Artuso, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e seu principal regente, Fabio Mechetti. Os três discos serão lançados pela gravadora Naxos, em 2014.

    Andrea Bissoli utiliza violão Jacques Vincenti e cordas Aquila Corde Armoniche.

    https://www.facebook.com/events/448667031882395/

Museu Villa-Lobos convidou você para o evento dele:
Recital do violonista italiano Andrea Bissoli
Segunda, 29 de abril de 2013, 20:00 - 21:30 em Museu Villa-Lobos
 
Delcio CarvalhoCompositor Marcelo Santos e mais 4 foram convidados.

 
Viva Clara Claridade!!! Viva Arte / Cultura!!!