28 abril, 2013

Paulo da Portela - O seu nome não caiu no esquecimento



Papo de Samba 
Publicado em 31/05/2012
Documentário em vídeo realizado para celebrar o centenário de nascimento de Paulo Benjamin de Oliveira (1901-1949), o Paulo da Portela, um dos fundadores da escola de samba cujo nome foi incorporado ao seu. Além de compositor consagrado, ele sempre trabalhou em prol do reconhecimento e valorização do samba, liderando com extrema diplomacia o grupo de sambistas do bairro de Oswaldo Cruz e atuando fortemente contra a discriminação dos negros. O documentário conjuga informação histórica e musical, crônica poética e a dramatização de algumas cenas importantes da vida do compositor.

Ficha técnica:
Paulo da Portela: O seu nome não caiu no esquecimento
Produção e direção:Dermeval Netto
Projeto da Secretaria de Cultura do Estado com apoio da Fundação Palmares, 55 min .
Brasil, 2001



"Eu sei, Portela, que não se esquece quem te conheceu. E ao vê-la azul na passarela, abro a janela deste peito meu. A poesia então invade, enchendo a todos de alegria, e no asfalto mostra o samba, sua raça, sua graça... que filosofia. Não preciso subir pra ver, pois do céu tu já tens a cor. Põe o povo na rua a dizer que, Portela, tu és amor. E sei também que pode acontecer de no asfalto você não vencer, que não importa, não faz mal, serás sempre a rainha do meu carnaval.
E a Portela é para mim o próprio céu, azul de dia bonito, samba puro em branco véu!"

Com os versos do saudoso portelense João Nogueira, vou tentar descrever a paixão que tenho por esta instituição, que hoje, mesmo com alguns obstáculos, faz muita gente feliz.

Nascido em terras suburbanas, tendo os pais sendo criados em Madureira, no verdadeiro berço do samba, não poderia ser indiferente as agremiações locais. A família, portelense, sempre ouvia os sambas da agremiação azul e branca do bairro, cresci ouvindo e me encantando com tamanhas obras primas do gênero musical. Aos 3 anos de idade meu pai me levou pela primeira vez a quadra da Portela, mesmo muito criança me encantei com aquele mundo, com seus sons e sua arte... nascia ali um amor incondicional.

"Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar..."

Com o passar do tempo procurei aprender mais sobre a história desta instituição que tanto me fascinava. Aprendi que a história do carnaval se confude com a da Portela, que a mesma tem tamanha importância no desenvolvimento inicial do que hoje é o maior espetáculo da Terra. Aprendi que um tal Paulo Benjamin da Oliveira, um dia teve um sonho, que ele foi, assim com a agremiação que criou, pioneiro naquilo que fazia. Hoje seu sonho, já realidade, completa 90 anos... de alegrias, tristezas (pois, como dizia o saudoso Argemiro... "Se não houver tristeza, o samba não fica bonito"), glórias, ilusões, vitórias, amores, paixões, arte e poesia...

Vou terminando por aqui, pois... "Em seus livros tem tantas páginas belas, se eu for falar da Portela, hoje eu não vou terminar..."

Obrigado Claudionor, Rufino, Antônio Caetano, Jair do Cavaquinho, Candeia, Picolino, Manacéa, Paulinho da Viola, Tia Doca, Tia Eunice, Tia SuricaMonarco, Natal, Heitor dos Prazeres, Aniceto da Portela, Mijinha, Argemiro, Alberto Lonato, Chico Santana, Casquinha, Alcides Dias Lopes, Alvaiade, Colombo, Waldir 59, Zé Ketti, Wilson Moreira, Noca da Portela, Ary do Cavaco,Sergio Procopio... entre muitos outros que ajudaram e ainda contribuem para o bem da nossa agremiação.

Meu agradecimento especial ao Mestre Paulo da Portela... Por tudo que fez pela nossa arte, pelo nosso carnaval... Por ter criado o GRES PORTELA!!!

FELIZ ANIVERSÁRIO, MAJESTADE DO SAMBA!!!
 

Viva Clara Claridade!!! Viva Arte / Cultura!!!