23 abril, 2013

Pesquisa FGV: 79% dos brasileiros reconhecem o apelo ao jeitinho


Viatura policial estaciona em local proibido
(Foto: João Alberto Campos/VC repóter)


“Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas aponta que 79% dos brasileiros acreditam que, sempre que possível, o cidadão apela para famoso "jeitinho" na hora de resolver seus problemas. E mais: 82% dos entrevistados acreditam que é fácil descumprir as leis vigentes no país.

Os dados são resultado de um estudo do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (CPJA/DIREITO GV) para a criação de um novo índice, o IPCLBrasil (Índice de Percepção do Cumprimento da Lei), que será apresentado ao público nesta terça-feira (23), em evento na capital paulista.

O IPCLBrasil é composto por dois subíndices: de percepção, formado pelos indicadores de legitimidade, instrumentalidade, controle social e moralidade. E o de comportamento, com questões que buscam avaliar a frequência com que os entrevistados disseram ter realizado condutas que violam leis ou regras de convivência social.

Para isso, foram feitas perguntas sobre a prática de infrações como jogar lixo nas ruas, fumar em local proibido, atravessar fora da faixa de pedestres, comprar produtos piratas ou ainda utilizar carteiras de estudante de maneira irregular.

Foram ouvidas pessoas de até 34 anos e alta escolaridade no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre o quarto trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013.”

De: Brasil! Brasil! < anfenoju@gmail.com >
Para: sulinhacidad3@zipmail.com.br
Assunto: BRASIL! BRASIL!