21 abril, 2013

UM FACHO DE LUZ, SALVE ESTRELA CLARA via Renato Melodia


Renato Melodia compartilhou um link.


Publicado em 20/04/2013

TRIBUTO A CLARA NUNES


Título: UM FACHO DE LUZ, SALVE ESTRELA CLARA 




Autor: Renato Melodia 



Intérprete: Andrézinho





Como é bom sonhar e viajar



Ao som de uma linda canção



Clara... voz que Deus iluminou



Cobre nossas almas de emoção



Clareou...



A alegria em Orum foi declarada



Estrela Clara...



Nasce de uma trovoada



Surge um sonho tão bonito



Faz da noite um belo amanhecer



Um facho de luz se fez mulher



Furor mestiço... um Espírito de fé



Na voz dos Orixás...



poema em oração... salve Claridade



Três raças num só coração



Meu sabiá voa de encontro à saudade



Amanhã... a esperança irá reluzir



Quem chora com certeza vai sorrir



A tristeza calará na força do cantar



Cantar... que no altar tem tom de prece



Forte... és o divino carnaval



A senzala vira palco e te coroa



O Deus negro abençoa o desfile triunfal



Canta o povo no asfalto e na favela



Salve o samba, salve a Santa, salve ela..


UM FACHO DE LUZ, SALVE ESTRELA CLARA




Renato, sempre digo que a maior homenagem que Clara recebeu foi da Mocidade Alegre: um desfile só para ela, de uma Escola de 1o grupo, que vinha de um título. 
Nas quadra, além do prazer de conhecer uma galera que faria injustiça citar alguns, porque certamente escaparia algumas, fico só em Sidnei França, porque já nos falava no Fã Clube virtual CN, passavamos uma Emoção que dificil definir: San (Santelmo Camilo), Wendell Marinho, Zuleide e Eu, ficavamos arrupiados: quando a Escola cantava o trecho: hoje tenho certeza que aqui está / com seu axé vai nos iluminar... seguravamos as lágrimas... muita Emoção.. Core parecia que ia sair pela boca....
Claridade tem um poder que não tem palavra para definir. Uma força que faz que, 30 anos dopo sua passagem, estamos aqui, compondo/emocionando/falando dela... 
Ela é a única que me acalma, que ainda me faz acreditar, porque ela - na maioria das vezes -  me presenteia com pessoas Iluminadas.
Qualquer coisa que voce fizer sobre ela, pode me mandar. 
Falar dela, além de prazeiroso, é uma obrigação que temos: mostrar a todos esse Ser Iluminado.
Boralá ... vamos fazer barulho...

Claridade em Nossas Vidas...

(nem sei se podia passar ...mas como voce mandou aberto para a minha página e sou bem muito abusada...)

E, por falar em Claridade/Mocidade: 

Mocidade Alegre 2005 - Maior Homenagem a Clara Claridade Nunes...

Mocidade Alegre - Samba Enredo 2005
Samba Enredo
Samba Enredo 2005
"Clara, Claridade... Um Canto de Luz no Ylê da Mocidade"

Intérprete Oficial: Daniel Collête

Vestida de luz
Lá vem a minha Mocidade
Clareia... Abrem-se as portas do Òrun
E no Ayê, surgia então uma estrela
Que ao entoar dos pássaros raiou
Salve os Orixás... Salve Iansã, Ogum
Ecoa a força de uma voz
Trazendo vida e paz pra essa raça
De encantos mil
Um santuário em forma de Brasil
Brilhou no céu a esperança
A profissão dos brasileiros
Um povo unido e leal
Que faz da dor seu carnaval
Samba... Raiz do negro, pura emoção
Encanta, sua divina procissão
No morro, numa linda alvorada
Em Madureira a poesia fez morada
É sedução, é triunfal
Uma reza, um ritual
Meu samba, leva essa homenagem
A esse ser de luz que se "encantou"
E foi morar com Deus
Hoje tenho certeza que aqui está
Com seu axé vai nos iluminar
Deusa dos Orixás !!!
Ôô Mineira
Clara Guerreira, meu Sabiá
Minha Morada faz a festa
No balanço desse teu cantar



Viva Clara Claridade