26 março, 2014

27 de Março Fontes : Cidad3 / Pitoresco / Google / Wikipedia

27 de março (AO 1945: 27 de Março) é o 86.º dia do ano no calendário gregoriano (87.º em anos bissextos). Faltam 279 para acabar o ano.





O seu pontificado de Clemente V foi bastante polêmico e, além da medida acima, para patentear o poder político do papado, sua administração ficou marcada também por duas iniciativas > Primeira, a mudança da Santa Sé, de Roma para Avinhão, em 1309, justificado pelos tumultos existentes em Itália, e pela destruição trágica da Ordem dos Cavaleiros Templários (ordem criada pela própria Igreja Católica), que defendiam e protegiam os cristãos pela Terra Santa. Segunda, Clemente V foi forçado por Felipe à realizar uma investigação post mortem contra a memória do Papa Bonifácio VIII, inimigo de Felipe, que forjou acusações contra o indiciado, porém durante o Concílio de Vienne, que se reuniu em 1311, a ortodoxia e moralidade do papa morto foi confirmada. (Pitoresco)

Juan Ponce de León Signature.svg



Anterior ao século XIX

Século XIX

Ficheiro:Gloria Swanson-James Abbe 1921.jpg

Gloria Swanson, 1921

Ficheiro:Sunset Boulevard 16.jpg
Gloria Swanson em Crepúsculo dos deuses como Norma Desmond

Século XX

1901–1950


1951–2000


Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

Século XXI



Ficheiro:Arturo Michelena 00.JPG
Cenas de circo por volta de 1891. Obra do pintor Arturo Michelena. 

  • Dia do Artista Circense (Brasil)


  • Dia do Doador de Sangue (Portugal)
  • Aniversário da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal (Brasil)
  • Aniversário da cidade de Mairiporã, interior de São Paulo (Brasil)
  • Aniversário da cidade de União da Vitória, interior do Paraná

  • Nasceu por volta do ano 305 no Egito. De família pobre, trabalhou como carpinteiro até os 25 anos quando deixou tudo e abraçou a vida de eremita. Adotou como seu guia espiritual um eremita mais velho. Um dia, a fim de pôr à prova sua obediência, este mandou o mais jovem regar um galho seco fincado no chão. E isto ele o fez por mais de um ano. Como se tal não bastasse, pediu-lhe também que movesse um enorme rochedo. São João do Egito tudo cumpriu com solicitude e humildade. Depois da morte do ancião, São João refugiou-se numa montanha na região de Licópolis. Ali construiu três celas que se comunicavam entre si: uma para dormir, outra para as refeições e o trabalho e a última para orações. Viveu ali 40 anos, abençoando o povo que ia à sua procura. São João morreu por volta do ano 374, com 89 anos de idade. É chamado o "Profeta do Egito".

  • (Pitoresco)

Carl Barks (MerrillOregon27 de Março de 1901 — 25 de Agosto de 2000) foi um ilustrador dosestúdios Disney e criador de arte seqüencial, responsável pela invenção de Patópolis e muitos de seus habitantes: Tio Patinhas (1947), Gastão (1948), Irmãos Metralha (1951), Professor Pardal(1952) e Maga Patalójika (1961), entre outros. A qualidade de seus roteiros e desenhos lhe rendeu os apelidos O Homem dos Patos e O Bom Artista dos Patos. O autor de quadrinhos Will Eisnerchamou-o de "Hans Christian Andersen dos quadrinhos".






Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa, Dona Clotilde e Carlinhos.




Os irmãos Guilherme (à esquerda na foto) e Carlinhos Vergueiro lançam novos trabalhos e levan adiante a tradição familiar. O pai, Carlos Vergueiro, ator, escritor, jornalista e radialista, foi um dos homens mais importantes da cultura de São Paulo. A filha de Carlinhos, a apresentadora e cantora Dora Vergueiro, faz sucesso comandando programas de esportes radicais. Guilherme Vergueiro, pianista, arranjador e compositor, é músico dos mais respeitados, o mesmo acontecendo com o compositor e cantor Carlinhos Vergueiro, que surgiu para o grande público ao vencer o Festival Abertura, da TV Globo, em 1975, com a canção Como Um Ladrão e chegou a ser parceiro de Adoniran Barbosa, no antológico samba Torresmo à Milanesa.
CARLINHOS e GUILHERME VERGUEIRO
Carlinhos e Guilherme lançam juntos o CD Mano a Mano – Nossa Aliança(Núcleo Flutuante de Arte Contemporânea/Tratore), que traz doze faixas, sendo onze de Carlinhos Vergueiro (a exceção é Feitio de Oração, de Noel Rosa e Vadico). São na maioria sambas como Lugar de Cobra é no Chão(Carlinhos/Arlindo Cruz), Cigano (letra de Paulo César Pinheiro), Arrepio no Braço (de Carlinhos com o inesquecível João Nogueira) e Linhas de Prazer(só de Carlinhos), esta uma ode às grandes linhas ofensivas do nosso futebol, as do São Paulo dos anos 50, dos inigualáveis Santos e Botafogo dos anos 60 e a da Seleção Brasileira de 1970. Carlinhos Vergueiro é acompanhado porGuilherme Vergueiro (piano, arranjos), Carlinhos 7 Cordas, Laudir de Oliveira (percussão) e Thiago Silva (bateria).

GUILHERME VERGUEIRO
Intemporal/Timeless Volume 1 (Núcleo Flutuante de Arte Contemporânea/Tratore), de Guilherme Vergueiro, traz dezessete gravações raras feitas entre 1971 e 2008 para programas de rádio brasileiros e americanos e registros diversos captados nos Estados Unidos. Entre os temas estão O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), O Que é Amar(de Johnny Alf, com Guilherme também nos vocais), Nova Ilusão (Guilherme Vergueiro), Lamento do Morro (de Garoto, gravação da qual participa o saudoso violonista Raphael Rabello), Braziliana (Baden Powell) e This Time The Dream Is On Me (Richard Rodgers/Lorenz Hart). A série está prevista para três volumes. Dois belos trabalhos, que merecem ser conhecidos.













Noite de 27 de março de 1973. Marlon Brando é indicado ao oscar de melhor ator em O Poderoso Chefão, mas ao invés dele, uma jovem de 26 anos trajando roupas tradicionais indígenas é quem se dirige ao palco. Meio sem jeito Roger Moore lhe oferece a estatueta para ficar ainda mais desconcertado com sua recusa. A mulher apresentada como Sacheen Littlefeather (Sachen Pena Pequena) tinha em suas mãos uma carta de Marlon Brando esclarecendo sua ausência e recusa ao prêmio, que não pôde ser lida em função da ameaça da indígena sair do local algemada. Em seu lugar, Pena Pequena fez a seguinte declaração:

Olá. Meu nome é Sasheen Littlefeather. Eu sou Apache e eu sou presidenta do Comitê Nacional de Imagens Afirmativas dos Nativos Americanos.


Estou representando Marlon Brando esta noite e ele pediu-me para lhes falar em um  discurso muito longo, que não poderei compartilhar com vocês hoje, por causa do tempo, mas ficarei feliz em compartilhar com a imprensa depois, que ele com muito pesar não pode aceitar este prêmio muito generoso.

E a razão para isto é o tratamento dado aos índios americanos hoje pela indústria cinematográfica - desculpe-me - e na televisão, em filmes regravados, e também com os acontecimentos recentes em Wounded Knee.

Rogo para que neste momento não seja vista como uma intrusa nesta noite, e que no futuro, nossos corações e os nossos entendimentos possam se reunir com amor e generosidade.

Obrigado em nome de Marlon Brando.

discurso que Brando havia preparado era obviamente muito maior. Foi substituído por uma declaração que não poderia superar em hipótese alguma o tempo de 1 minuto. Em determinado momento a ativista calou-se, sendo vaiada por uns poucos e aplaudida por outros. O episódio foi reproduzido na grande imprensa obviamente de forma muito negativa. Em pouco tempo veio a notícia de que Sacheen não era Sachhen, que era na verdade Marie e que não era indigena coisa alguma e sim uma atriz contratada por Marlon Brando.


Marie Louise Cruz, esse era o nome da mulher, pelo menos seu nome de batismo. E sim, ela era uma atriz que em 1973 participou de seu primeiro filme, o Conselheiro do Crime (Il Consigliori). Mas da mesma forma ela também era Pena Pequena e uma ativista do movimento indígena, e agora havia protagonizado o primeiro ato de protesto político da história do Oscar, colocando a revolta de Wounded Knee no centro das atenções de toda a imprensa, quando aquilo que mais queria o governo Nixxon era exatamente mantê-lo bem escondido. Naquela mesma noite centenas de indígenas que ocupavam o pequeno distrito de Dakota do Sul exigindo respeito ao direito de viver em suas terras estavam cercados por agentes do FBI armados até os dentes. O cerco durou 71 dias, com um saldo de 2 mortes e mais de 500 presos e feridos, encerrando-se com mais uma rendição por parte dos povos indígenas e mais um acordo não cumprido por parte do governo federal dos EUA.


Passados quarenta anos, hoje, outro governo federal está disposto a enfrentar povos indígenas para explorar as terras onde eles nasceram. Mas ao invés de Wounded Knee e Richard Nixxon, o lugar é Belo Monte, e a presidenta que está disposta a massacrar direitos e vidas dos indígenas é a petista Dilma Roussef. Ao que tudo indica a história se repetirá como uma imensa tragédia, sem o glamour do protesto de um Marlon Brando, mas com tanta coragem quanto, ou quem sabe ainda mais do que a que protagonizou a jovem apache que impediu a premiação da máfia.


Abaixo o video com o momento em que o Oscar não foi entregue: