29 março, 2014

Maria Bethânia e Hanna Schygulla (2002) e Maria Bethânia - Re(Verso)














Texto: Manuel Alegre.
Senhora das tempestades e dos mistérios originais
Quando tu chegas, a terra treme do lado esquerdo.
Trazes a assombração
As conjunções fatais
E as vozes negras da noite
Senhora do meu espanto e do meu medo
Senhora das marés vivas e das praias batidas pelo vento
Senhora do vento norte com teu manto de sal e espuma
Há uma lua do avesso quando chegas
Há um poema escrito em página nenhuma
Quando caminhas sobre as águas
Senhora dos sete mares
Conjugação de fogo e luz
E, no entanto eclipse.
Trazes a linha magnética da minha vida
Senhora da minha morte
Quando tu chegas, começa a música.
Senhora dos cabelos de alga
Onde se escondem as divindades
Trazes o mar, a chuva, as procelas.
Batem as sílabas da noite
Batem os sons, os signos, os sinais.
E és tu a voz que dita
Trazes a festa e a despedida
Senhora dos instantes com tua rosa dos ventos
E teu cruzeiro do sul
Senhora dos navegantes
Com teu astrolábio e tua errância
Tudo em ti é partida
Tudo em ti é distância
Tudo em ti é retorno
Senhora do vento
Com teu cavalo cor de acaso
Teu chicote, tua ternura.
Sobre a tristeza e a agonia
Galopas no meu sangue com teu cateter chamado
Pégaso
Senhora dos teoremas e dos relâmpagos marinhos
Senhora das tempestades e dos líquidos caminhos
Quando tu chegas, dançam as divindades.
E tudo é uma alquimia
Tudo em ti é milagre
Senhora da energia.



Por quem tu te consomes, coração?
E somes nessas águas de arrebentação
Rolando ao sal dos sonhos, vai arrastando dores
Inaugurando mares com teu pranto de amores

Por quem te enclausuras na força das marés
E cantas sem ternura a luz dos cabarés? ♪♪♪




Estanha Forma de Vida
Maria Bethânia

Que estranha forma de vida
Vive este meu coração
Vive de vida perdida
Que lhe daria um cordão
Que estranha forma de vida

Coração independente
Coração que eu não comando
Vives perdido entre a gente
Teimosamente sangrando
Coração independente

Eu não te acompanho mais
Para, deixa de bater
Se não sabes aonde vais
Por que teimas em correr?
Eu não te acompanho mais...♫♫♫

Eterno Começo

Maria Bethânia

O certo surgirá

Já cheguei, já parti
Já sei tanto e é claro que não sei de nada
Celebro a chegada no eterno começo
Será criança que futuro andará
Final, principio
Manhã ou manhã
Sou eu que sempre deito tarde, levanto cedo
Iluminar, manha ou manha
Sou eu que só realço tudo
Não tenho medo...♪♪♪